sábado, 7 de outubro de 2006

Bonn: a ex-capital da Alemanha Ocidental



















Eu tinha apenas oito anos, morava em Pato Branco (PR), quando aqui na Alemanha, em 1989, movimentos populares pró-reunificação puseram abaixo o Muro de Berlim, símbolo máximo da Guerra Fria – guerra não declarada entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética. Um ano depois, deixavam de existir a República Federal da Alemanha, capitalista, e a República Democrática Alemã, socialista (e ironicamente nada democrática).

O país era um só novamente, agora sob o nome República Federal da Alemanha (Bundesrepublik Deutschland), tendo Berlim como capital. Bonn, ex-capital do lado capitalista, tinha tudo para tornar-se uma cidade "morta", acreditavam muitos alemães. Porém, altos investimentos do governo federal tentam recompensar a perda de prestígio. Hoje Bonn é cidade-sede da ONU (Organização das Nações Unidas), da Deutsche Post (o correio alemão) e ainda mantêm alguns ministérios.

Desde de 28 de setembro estou morando em Bonn e, em todo canto, vejo gente de várias partes do mundo. Por exemplo, moro numa pensão que um dia foi convento e hoje é gerenciada por uma família do Afeganistão. Lá vivem pessoas de no mínimo dez nacionalidades distintas, isso por baixo. A cidade deixou de ser capital, mas manteve o "ar" internacional, cosmopolita. Tudo é muito organizado, limpo e bonito por aqui, creio ser assim no restante da Alemanha. Pretendo escrever ainda muito mais sobre Bonn, já que vou residir aqui no mínimo até 10 de fevereiro do ano que vem. Pretendo ficar por mais tempo.


O prédio da Deutsche Welle em primeiro plano e, ao fundo, a imponente sede da Deutsche Post. O edifício é lindo especialmente à noite, mas os alemães reclamam que a iluminação dele incomoda.

3 comentários:

Anônimo disse...

LF, estávamos lendo hoje pela manhã e imaginando como deve estar sendo bom este momento para você, aí em Bonn. O Jair está aqui comigo e disse que na próxima semana ele a foto dele para que você não sinta tantas saudades (muitos risos). Estaremos com certeza lendo seu blog semanalmente e publicando, sempre que possível e que você enviar, fotos suas aí na Alemanha. Um grande abraço, deus abencoe voce aí. (TC e JB)

Anônimo disse...

Olá meu amigo! Tudo bem por aí?
Fiquei muito feliz em saber que você já está se adaptando bem por aí. Sabendo quem e como você é, não tenho dúvidas de que irá superar todos os obstáculos que por ventura surgirem durante seu estágio. Digo isso com a convicção de quem sabe da determinação com que você encara os desafios da vida. Adimiro muito sua capacidade e clareza de objetivos, são essas qualidades que diferenciam os homens comuns dos especiais que fazem acontecer. Parabéns meu cara LF.
Suas matérias estão sendo publicadas no JdeB e com ótima repercussão. Continue enviando notícias, se for possível fale um pouco sobre a "CEERVEJA" e a "SALSICHA". Abraços Jiar Bonato.

Luiz Fernando Cardoso disse...

Grande amigo Jair! Não gosto de comentar em meu próprio blog, mas para você é evidente que abro uma exceção! Amei sabendo que meus textos estão repercutinho no JdeB, cobre que os patrocinadores sejam lembrados. Hoje estou enviando novo texto. Cara, gosto muito de ti, fique com Deus. Upa do LF.