terça-feira, 24 de outubro de 2006

Hipermercado e pagamento com cartão de crédito

No sábado passado (21.10.06) fui ao Toom Markt, um hipermercado que aceita cartão de crédito, a pouco mais de 500 metros da pensão onde estou morando. Coisa difícil de encontrar na Alemanha: mercado que trabalhe com cartão de crédito e, ainda por cima, grande.

Qual cartão é mais aceito, X ou Y (não vou fazer propaganda)? Na Alemanha o mais aceito é o cartão de débito dos bancos locais. Quem não tem um precisa pagar em dinheiro "vivo" e em quase todos os mercados é assim. Para que eu possa receber o salário deste mês, tive de abrir uma conta corrente no Sparkasse Bank (que significa Caixa Econômica). O cartão desse banco é mais aceito que os cartões das operadoras X e Y, para desespero do cliente estrangeiro.

Com exceção desse Toom Markt, que em tamanho lembra os hipermercados da rede BIG aí do Brasil, todos os demais mercados que encontrei são pequenos. A título de comparação, bem menores que o Ítalo de Francisco Beltrão e o Patão de Pato Branco. Eu, particularmente, prefiro os estabelecimentos que ofereçam boa variedade e preço bom. Os alemães, não consigo entender o motivo, preferem esses mercados pequenos e com pouca oferta de produtos.
Um típico mercadinho alemão, daqueles que não aceitam cartão de crédito

4 comentários:

Assessoria de Imprensa disse...

ahahahahahahahah

gordo é triste so pensa em comer

hahahahahahahah

:-P

Luiz Fernando Cardoso disse...

Grande Fernando, meu amigo e leitor que mais posta neste blog! Cara, você tem de ver quanta coisa diferente tem pra comer aqui (risos). Fique tranqüilo que vou falar sobre os tipos de comida em momento oportuno. Abraço.

Assessoria de Imprensa disse...

ja estou esperando sobre as comidas, so nao pode falar de chucrutes e eisbein :-D

agora outra coisa, mais ligada a esporte, sabia que tem liga alema de hockey ne :D, ja pensou em ir ver um jogo :-)

abracos.

Anônimo disse...

[Por e-mail]

Grande primo, como vão as coisas no primeiro mundo(rrsrsrsrsrs)? Li suas mensagens e pelo jeito
está indo tudo bem...fico feliz com isso, de estar exercendo sua profissão em outro país(que ira
engradecer seu curriculum) e ter conhecidos brasileiros, que é muito legal pra ajudar a matar as saudades que temos neste início de adaptação...

Aguardo suas notícias e espero que fique um longo tempo em terras alemãs, se for sua intenção.
Abraço

Cassio Bellio, Treviso (Itália)