sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Uma prosa sobre a cidade natal de Beethoven

Bonn está entre as cidades mais antigas da Alemanha. Foi fundada pelos romanos em 11 a.C, mas grande parte do mundo ouviu falar dela, pela primeira vez, em 10 de maio de 1949. A partir dessa data Bonn passara a ser a capital da República Federal da Alemanha, título perdido no início da década de 90, com a reunificação do país. Hoje a cidade mantêm alguns ministérios e é sede de grandes coorporações, como a Deutsche Post (correio alemã), porém o mais importante: continua sendo (e sempre será) a cidade natal de Ludwig van Beethoven.

Exato! O ultra famoso compositor nasceu aqui em dezembro de 1770. Foi batizado no dia 17 e, por pressuposto, nascido no dia anterior. Viveu até seus 22 anos em uma casa erguida em estilo barroco, que hoje abriga o Beethovenhaus – um museu com acervo relacionado à obra do compositor. Estive lá pela primeira vez em 1º de outrobro, dia de eleições aí no Brasil, e espero retornar para fazer uma visita mais prolongada.

É impossível não lembrar que Beethoven nasceu aqui, já que muita coisa carrega o nome do compositor, como: cartões postais, eventos culturais, estações de metrô e ônibus, ruas... Andando pela cidade, acabei encontrando um lugar chamado Beethovenhalle Bonn, um anfiteatro (não sei se municipal) com bela praça ao redor. O mais legal daquele lugar é tirar foto junto ao "busto" de Beethoven, o que fiz depois de ver uma dúzia de japeneses fazendo. A obra do escultor Klaus Kammerichs, de 1986, foi baseada no mais conhecido retrato do famoso músico, pintado em 1819 por Karl Josef Stieler.


Quem vem visitar Colônia deve separar pelo menos um dia para conhecer a cidade de Beethoven. E se puder tirar uma foto ao lado da escultura do compositor, melhor ainda. No meu caso, o timer da máquina digital ajudou.

Um comentário:

Assessoria de Imprensa disse...

mais ah rapaz, so fica passeando ae eh, eu quero um estagio desses tb :-D

:-P

aproveita pra tirar bastante foto ae rapaz, q o dia q tu vir pra k eu quero ver heim ;-)

abracos veio.