terça-feira, 10 de outubro de 2006

Um passeio à beira do Reno

Quase todos os dias da semana eu cruzo a Kennedy Brücke (principal ponte da cidade), sobre o Reno, para ir ao trabalho, de segunda a sexta, ou mesmo para passear no centro de Bonn, nos finais de semana. No último domingo (8 de outubro) resolvi imitar um dos passatempos favoritos dos alemães: caminhar pela margem do rio Reno (foto). Da ponte até a Deutsche Welle são cerca de três quilômetros, que compensam pela paisagem e pela tranqülidade.

O rio Reno é o maior da Alemanha, navegável em grande parte de seus com 1.320 km. Nasce nos Alpes suíços e atravessa Áustria, Liechtenstein, França e Holanda, além do país em que estou morando, antes de desaguar no Mar do Norte. Grandes cidades estão situadas no Vale do Reno, entre elas Bonn, Colônia e Düsseldorf, as três localizadas na Renânia do Norte, o Estado mais populoso da Alemanha.

Aqui de Bonn é possível pegar uma embarcação de passageiros rumo a cidades próximas. Comenta-se que o passeio é fascinante, mas é preciso pegar um bom dia de sol, já que costuma ventar bastante no rio. No dia em que a foto foi tirada, foi registrada temperatura mínima de 5ºC e máxima de 12ºC. Estou aproveitando os últimos dias de clima agradável em Bonn, antes do frio chegar pra valer.

Um comentário:

Assessoria de Imprensa disse...

mais ah, ta forgado heim veio, so curtindo o vidao ae na alemanha ne :-P

abracos veio.