quinta-feira, 12 de outubro de 2006

O Estado mais populoso da Alemanha

.
Achei interessante situar você leitor sobre o lugar de onde escrevo. Bonn (312 mil habitantes) fica ao Sul do Estado mais populoso da Alemanha, a 'Renânia do Norte - Vestfália' (Nordrhein - Westfalen), com pouco mais de 18 milhões de habitantes e área de 34.083,52 km². A capital é Düsseldorf (580 mil habitantes), mas a maior cidade é Colônia (Köln - quase um milhão de habitantes).


A Renânia do Norte - Vestfália consiste em cinco regiões administrativas, divididas em 31 distritos (grupos de pequenos municípios) e 23 cidades independentes, geralmente com mais de cem mil habitantes, que não pertencem a nenhum distrito. O sistema de governo alemão é parlamentarista, logo, cada um dos 16 Estados (Bundesländer) tem seu ministro-presidente, que equivale ao cargo de governador no Brasil.

O Estado faz fronteira com Holanda e Bélgica, a Oeste. Além de Düsseldorf, Colônia e Bonn, outras cidades importantes da Renânia do Norte - Vestfália são Dortmund, Essen, Duisburg e Aachen. No mapa, você encontra Bonn ao sul da área em roxo, na região Oeste. Frankfurt, onde desembarquei, fica no Estado de Hessen.

Nenhum comentário: