sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Godesburg: o 1º de uma série de castelos

.
Há sempre uma primeira vez para tudo. E minha primeira vez em um castelo foi no último sábado (23.12.06) antes do Natal. Desde que minha esposa chegou à Alemanha, no final de novembro, posso garantir que este foi nosso dia mais proveitoso.

Fazia 5ºC quando partimos ao Aeroporto Internacional de Colônia/Bonn, às 5h30, para acompanhar um amigo, da pensão onde moramos, que retornava à Espanha. Tínhamos dormido apenas três horas naquela noite, mas não nos faltou ânimo para aproveitar o dia (Carpe Diem).

Depois de um café preto e forte do Burger King – ruim, não recomendo – e das devidas despedidas, deixamos o aeroporto por volta das 9h, rumo ao centro de Bonn. Almoçamos no McDonald's enquanto decidíamos o destino de nossa visita. Optamos, então, pelo charmoso bairro de Bad Godesberg – sugestão que consta no Guia Visual da Folha de S.Paulo, sobre a Alemanha.

Nos dirigimos à estação central e pegamos o primeiro metrô que seguia na direção de Bad Godesberg. Como desembarcamos no ponto errado, tivemos de fazer uma longa caminhada até a região central do bairro. A bela paisagem, com o Castelo de Godesburg encravado num morro no centro daquela comunidade, fez valer a caminhada.

Antes de subir o morro para conhecer o pequeno castelo, aproveitamos o último dia da Feira de Natal de Bad Godesberg. Tomamos um chocolate quente com Amareto (Heiß Kakao mit Amaretto), para esquentar, enquanto assistíamos a um quarteto de saxofonistas. Detalhe: um grupo de bolivianos, com suas músicas e instrumentos indígenas, atraíam mais espectadores que os músicos alemães.

Enfim, tomamos o caminho do castelo, uma construção do século 11. A data já não me surpreende mais, pois não faltam construções antigas na Alemanha. O castelinho tem uma torre de 32 metros e, hoje, abriga um pequeno hotel e um elegante restaurante. Do alto do morro foi possível ter uma bela vista da cidade, mas para ser sincero, eu esperava mais de Godesburg.

A Alemanha possui uma grande quantidade de castelos e, tenho certeza, Godesburg se trata de um dos menores e menos atrativos. Espero conhecer, daqui para a frente, muitos outros, inclusive o mais fotografado do mundo, o Castelo de Neuschwanstein.

Legenda: o Castelo de Godesburg, do século 11, tornou-se hotel e restaurante

2 comentários:

Assessoria de Imprensa disse...

tsc tsc tsc

errar o ponto no final das contas até que foi uma boa, pois vocês puderam ver mais atrativos da cidade.

desta vez foi algo bom, pior se uma próxima vez errarem novamente e não seja algo positivo, tenham que caminhar bastante e não ter feira pra vocês verem.

abraços.

Anônimo disse...

[no Orkut]

Tenho grande vontade de conhecer a Alemanha, em especial. Que legal que vocês estão aí. Muitas felicidads. Deus abençõe vocês!!!

Bianca de Almeida,
Pato Branco (PR)