.
O que faz o dinheiro quando bem investido, não? Digo isso porque ainda não me cansei de elogiar a infraestura e a organização da Alemanha. O país é dono da terceira economia mais rica do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Japão, e isso se reflete no dia-a-dia das cidades alemãs.
Para tentar explicar as diferenças entre Brasil e Alemanha, quando o assunto é transporte coletivo, é interessante fazer um paralelo entre duas localidades. Vou tomar a cidade onde moro como exemplo. Bonn tem pouco mais que 300 mil habitantes, o que equivale à população de Ponta Grossa, que convenhamos: é considerada uma boa cidade para viver.
Bonn possui metrô – com linhas interligando a ex-capital da Alemanha às cidades próximas, como Colônia –, bondes modernos (que dividem as ruas com os carros) e linhas de ônibus para todos os cantos da cidade. Tudo interligado e eficiente, com raros atrasos. Para completar, a cidade conta com uma estação ferroviária (trens de passageiros) e divide um aeroporto internacional com Colônia.
Talvez seja injusto comparar Ponta Grossa a uma ex-capital, então que a comparação seja feita com Brasília. Estive lá uma vez e posso garantir, fica muito aquém de Bonn no transporte público. Tenho certeza que se o dinheiro de nossos impostos fosse bem investido, ou melhor, se todo ele fosse investido – temos de levar em conta a corrupção – o Brasil seria mais rico, organizado e o povo viveria melhor. Saber que Maluf e Collor foram eleitos para deputado federal e senador, respectivamente, faze-me perder a fé.
Legenda: estação central (Hauptbahnhof) de Bonn. Linhas de metrô até para as cidades próximas
.
sexta-feira, 17 de novembro de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
oi, esta eu nao sabia, Maluf foi eleito para deputado novamente. O Collor eu sabia.
Em relacao a materia do blog nao esqueca, que tanto Alemanha e Paris ja possuiam metro antes da segunda guerra. Agora estamos em outro tempos, ou seja estes paises ja possuem esta infra-estrutra ha anos. Enquanto a cidade de Sao Paulo esta jovem, crescendo com melhor infraestrutra. Um abraco,Luciana
crescendo com infraestrutura? acredito que nao, pois sp eh uma cidade enorme, gigantesca e agora que muitas linhas de metro estao sendo construidas e ampliadas, mas acredito que estao no caminho certo luciana.
qto a eleicao o que dizer? varios mensaleiros e sangue sugas foram eleitos!
abracos.
cara, sei que nao tem nada relacionado com o que vc postou, mas nao tem como nao colocar isto aqui, nao sei se voce ta seguindo dae, mas sei la.
se lembra daquele ano que tantos jogos do Pato Fustsal a gente foi ver, inclusive o 2º jogo da final contra o Foz, aonde aquele super time perdeu por 3 x 1, ficando com o vice da liga.
Nesta ano a coisa ta bem diferente, o pato ta na final de novo, vencemos o primeiro jogo em Umuarama por 5 a 3 e o 2º jogo vai ser dia 25/11 em pato branco, casa cheia e eu estarei la, para lavar a alma daquele dia aonde perdemos o titulo em casa, muita comemoracao nos espera.
torce ai da alemanha meu velho, que depois eu te mando as fotos. ;-)
Cara!! Foi barra aquela derrota contra o Foz, com o Ginásio Patão lotado. Esta é a hora do Atlético Pato-branquense lavar a alma, com toda a certeza. Vai lá, torce por mim! E manda uma ou duas fotos que eu publico, excepcionalmente, no blog!!! Abraço.
patooo na final
nao eh o timaço de 97 - mal acompanhei - mas ta mandando no campeonato
serrao tá destruindo!!!
voltando ao blog
tah na hora de colocar metro em curitiba e cidades importantes.
transito de curitiba tah um caos
15 min pra andar uma quadra de carro nas areas mais movimentadas.
com certeza se fosse alemanha jah teriam dado uma soluçao!
e viva o clodovil deputado
affff
soh o brasilzao mesmo!!!
comentando de tudo um pouco. O Pato já foi campeao, alias estive lá com meu ilustre amigo Fernando Santi e lavamos a alma apos 9 anos do vice campeonato. O joão Paulo esteve lá comigo também e gritamos muito para incentivar o time, foi bem legal.
Sobre metro em curitiba, já esta sendo estudado a implantação. A primeira etava viria do terminal do pinheirinho até o centro. Será subterraneo por baixo das canaletas de onibus das av. rep argentina e sete de setembro. Tomara que esse projeto seja levado adiante. Em breve Curtiba terá 2 milhoes de hab e precisa de metro. O custo será de 50 milhoes por km.
um abraço Fernando.
parabens
Postar um comentário