terça-feira, 7 de novembro de 2006

Uma feira de domingo em Bad Honef













No último domingo (05.11.06) fez frio e o sol não deu o "ar de sua graça" em Bonn. Tinha me programado para conhecer a famosa Catedral de Colônia, mas conclui que tal visita era merecedora de um céu azul – independente da temperatura. Convicto de que o melhor a fazer era dar um passeio, deixei a pensão rumo ao centro de Bonn, que já conheço decor.

Aguardei na estação por dois minutos até surgir o primeiro metrô, linha de número 66 (sechs und sechzig) rumo a Bad Honef, uma pequena cidade balneário vizinha a Bonn. "Por que não?", pensei. Cerca de 20 minutos depois, deixando o calor confortante do metrô, desembarcava no gelado vilarejo às margens do rio Reno. Não costumo carregar termômetro comigo, mas arrisco que fazia 8ºC naquele meio-dia.

Sem portar algum mapa comigo, segui o fluxo de pessoas – certo delas serem visitantes como eu. Todos iam na mesma direção, espalhados, e eu percorria o caminho dos demais. Com 15 minutos de caminhada, cheguei ao que julguei ser o centro de Bad Honef. Para minha agravável supresa, encontrei lá uma feira em pleno domingo, com: comidas típicas, barracas de presentes, bancas com roupas de frio, músicos tocando em troca de algumas moedinhas e muita gente.

Finalmente, lá vi um aglomerado de casas em estilo enxaimel, típico da Alemanha – tal qual a imagem que lhe veio à cabeça, nobre leitor. Em cidades cosmopolitas, como Bonn, a cultura alemã se confunde em meio a tanta "estrangeirice". E, naquele cenário bem alemão de Bad Honef, experimentei o glühwein (vinho quente em alemão), preparado com tinto seco. Uma boa pedida numa agradável tarde fria.

Cheguei lá ao meio-dia pensando em retornar uma hora depois. Voltei às 15h com vontade de permanecer por mais tempo. As feiras de domingo de Bad Honef você não encontra nas revistas de viagem e turismo, porém, garanto que o "pouco" (se comparado com Colônia, por exemplo) que esses vilarejos têm a oferecer vale a pena. Bad Honef também é merecedora de um belo céu azul.


Músico toca harpa (foto) em troca de moedinhas, na feira de domingo de Bad Honef

2 comentários:

Anônimo disse...

Aê, camarada!

A antiga capital da Alemanha Ocidental deve ser incrível! Mas sou muito mais a velha DDR de guerra! Estou fazendo uma camiseta da seleção oriental para usar no navio... e se eu encontrar um ocidental, vou falar para ele daquele 1x0 que impusemos à seleção campeã de 1974. =)

Abração!

Luiz Fernando Cardoso disse...

É caro Gabriel, Bonn chama a atenção especialmente pela riqueza, pela organização, pela segurança. Quem gosta de balada não curte morar em Bonn, mas para mim é nota 10. Entretanto, quando pergunto aos alemães: qual cidade você gosta mais? Quase todos respondem que é Berlim. Quero conhecer a capital o quanto antes... e, que história é essa de navio???

Um forte Abraço!