terça-feira, 14 de novembro de 2006

Vai um cigarrinho aí?


Em pouco mais de um mês de "Blog do LF na Alemanha", muitas coisas boas escrevi sobre o país. Declarei que a segurança é o que mais me impressiona, mas a seriedade política, o combate à desigualdade social, os investimentos em educação e a organização e limpeza das cidades têm de ser elogiados.

O que não dá para engrandecer é a "paixão" alemã pelo tabaco. Longe de mim qualquer preconceito, porém, é preocupante ver tantos jovens (que são poucos no país) fumando com a maior naturalidade. Um dia desses, aguardava o ônibus para ir ao trabalho e reparei num pequeno grupo de estudantes, na faixa etária entre 16 e 18 anos. Estavam em sete pessoas e apenas duas não fumavam – porque comiam algo.

Não acredito que aqueles jovens fumassem escondidos dos pais, até porque entre os mais velhos o cigarro – e também o cachimbo – é um "amigo" para toda hora. Exagero da minha parte? Creio que não, caso contrário não haveriam tantas máquinas automáticas de cigarro espalhadas pelas ruas das cidades para sustentar o vício alemão.

Não é preciso mais que alguns dias no país para perceber que os alemães fumam demais. São criticados por isso até por outros países membros da União Européia. A campanha anti-fumo adotada no Brasil é de "primeira linha" e deveria ser copiada aqui na Alemanha.

Legenda: típica máquina automática de cigarro na Alemanha. Basta colocar as moedinhas e escolher a marca preferida.

4 comentários:

Anônimo disse...

[Por e-mail]

Olá!!!Acabei de ler no Brasil-Alemanha que tais em Bonn, fazendo o estágio. Falei ontem tb com o Silvio, do site e ele tinha comentado. Tb sou jornalista, moro em SC e estou indo fazer o estágio na redação da África, vou em janeiro (...)
Estou lendo suas matérias no blog...bem legais!

Cleide Klock, Florianópolis (SC)

Anônimo disse...

Cada dia mais interessante as suas matérias sobre a Alemanha. Muito atraente a forma como escreve. Os textos prendem a atenção do leitor. Espero mais noticias...

Anônimo disse...

LF
Então, esse vício alemão não deve ser nada agradável, principalmente para quem não está acostumado com o vício. Mas, passei mesmo para dar uma conferida no seu blog e desejar um ótimo dia!
Valeu, grande abraço!

Anônimo disse...

esqueci de assinar,
o comentário a cima é
duovizinhense, logo-logo, beltronense.
Deus abençoe,
Thiago