quarta-feira, 11 de abril de 2007

Catedral de Colônia: uma das construções símbolo da Alemanha

Existem três construções símbolos da Alemanha, conhecidas em todo o mundo, que, na minha opinião, devem constar em qualquer bom roteiro turístico pelo país: Portão de Brandemburgo, em Berlim, o Castelo de Neuschwanstein, no sul da Baviera, e Catedral de Colônia. Por falta de tempo (e dinheiro!), só pude conhecer uma dessas maravilhas arquitetônicas.

Estive pela primeira vez em Colônia, cidade de aproximadamente um milhão de habitantes, no início de novembro de 2006. Desembarquei na noite fria de um sábado na Hauptbahnhof (estação central de trens) da cidade, acompanhado de alguns amigos de pensão. Foi a primeira vez em que estive aos "pés" da famosa Catedral de Colônia.

Como a catedral fica ao lado da estação de trens, era inevitável passar por ela quando eu ia a Colônia. Estive várias vezes na cidade, mas apenas no final de dezembro – já na companhia de minha esposa Eliane – conheci o interior da catedral. Ao custo de dois euros por pessoa, subimos os "infindáveis" degraus de uma das duas torres, cada qual com 157 metros de altura. Como a cidade é plana, as torres são visíveis de qualquer ponto da cidade e, lá de cima, a paisagem é muito bonita, com o rio Reno cortando Colônia de sul a norte.

Os informativos vendidos no interior da igreja – ao preço que o visitante estiver disposto a pagar – relatam que a Catedral de Colônia (em alemão Kölner Dom), uma das mais belas construções em estilo gótico do mundo, levou 632 anos para ser erguida, considerando as interrupções. Foi concluída 1880, tornando-se na época o prédio mais alto do mundo.

São quase sete mil metros quadrados de área construída, que guardam relíquias artísticas e religiosas. A peça mais famosa do interior da catedral é uma reluzente urna de ouro que, segundo a história católica, guardam os restos mortais dos Três Reis Magos: Baltazar, Belchior e Gaspar. Para evitar qualquer depredação, em função do grande número de visitantes – até 20 mil por dia –, os fiéis não podem chegar a menos de 20 metros de distância da urna.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um acordo propôs a preservação de construções histórias, entre elas a Catedral de Colônia. Mesmo assim, a igreja acabou sofrendo avarias e a reconstrução das partes danificadas foi finalizada em 1956. Bem conservada, é uma visita que vale cada minuto e centavo gasto.

A saber

As igrejas Luterana, com 32,9% dos fiéis, e a Católica, com 32,3%, são as principais confissões religiosas na Alemanha. Os Estados da Renânia do Norte-Vestfália, no vale do Reno, e da Baviera são de maioria católica. E o maior expoente do catolicismo no país é justamente a imponente Kölner Dom.

Por influência socialista, que dominou o lado oriental do país no pós-guerra – proibindo o ensino religioso nas escolas –, cerca de 25% dos alemães se declaram sem religião ou ateus. Dentre as minorias estão o islamismo, com 4%, seguido pelo judaísmo e o budismo com 0,2% cada. Detalhe, antes do holocausto promovido pelos nazistas, o número de judeus passava de 10%.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigado! estou a fazer um panfleto turistico sobre a Alemanha para a escola e o seu blog ajudou muito. Danke.